Você tem dúvidas sobre Certificado Digital?

Para muitas pessoas, este ainda é um assunto novo e que gera dúvidas.Então vamos falar um pouco sobre o que é e para que serve um certificado digital.

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade virtual de uma pessoa ou empresa. Ele garante a autenticidade e segurança das transações online. 

Para que serve o Certificado Digital?

O Certificado Digital torna mais rápida e segura atividades como a assinatura de documentos eletrônicos com validade jurídica, acesso a portais do Portais do Governo e envio de informações, como Imposto de Renda. 

Qual a diferença entre o Certificado A1 e A3?

O Certificado A1 é armazenado diretamente no computador e funciona por meio de duas chaves criptografadas, uma pública enviada para a Autoridade Certificadora, e outra privada, que fica no computador.

Já o A3 é armazenado em outras mídias, como cartão, token ou nuvem, o que permite que ele seja usado de diferentes computadores. Ele tem um nível de segurança superior. 

Qual é a validade de um Certificado Digital?

Nem todos tem a mesma validade, depende do tipo de Certificado.

Os tipo A1, armazenados no computador, têm validade de 1 ano.

Já o A3, armazenado em mídia externa, é válido por até 3 anos. 

Por que você precisa de um Certificado Digital?

O Certificado Digital permite que você assine documentos digitais, com validade jurídica, sem a necessidade de deslocamentos e autenticações.

Ter um Certificado Digital é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. 

Preciso ir até um agente certificador para fazer a compra do meu Certificado Digital?

Depende, se você possui biometria cadastrada e/ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), existem agentes, como nós da Teksul, que vendem o certificado e fazem toda a validação de forma online, por videoconferência, de forma super prática e rápida.

Agora se você não possui biometria/CNH, aí sim, é necessário o deslocamento até um agente para fazer a validação presencial com seus documentos. 

Tem dúvidas sobre qual Certificado é melhor para você?

Contata a gente e te ajudamos!

E-mail: comercial@teksul.com.br 

0800 604 8400 / (54) 3028-2099