5 dicas para controlar suas finanças em tempo de pandemia

Em tempos de crise, o controle financeiro é a base para muitas pessoas conseguirem enfrentar a situação com certa tranquilidade, já que a economia do país está abalada. Muitas famílias sofrem com a redução do salário, perda de emprego e as dívidas se acumulando. Por isso, elencamos 5 passos simples que podem te ajudar a enfrentar a pandemia.

1. Análise de cenário: O primeiro passo para enfrentar uma crise é fazer uma análise da atual renda da família. Ou seja, analisar se houve reduções do salário ou tem previsão de redução? Fazer projeções a médio e a longo prazos com vários cenários possíveis para se preparar e ter base para julgar que ações são necessárias para se manter estável financeiramente.

2. Separe as despesas em: Itens essenciais (água, luz, alimentação, internet), negociáveis (financiamentos, empréstimos, etc) e adiáveis (a troca de carro, compra de um produto).

3. Detox financeiro: Analise a real necessidade de todos os produtos e serviços para a casa que consomem recursos, como streaming de música e vídeo, veja por exemplo se possui mais de um plano de tv, algum serviço que você paga e não usa. A dica é não abrir mão de tudo, mas avaliar o que é de fato necessário e o que é supérfluo, e verificar o que cabe do seu planejamento. 

4. No supermercado: A dica é ir ao supermercado com uma lista pronta, assim fica mais fácil se planejar e evitar comprar algo desnecessário. E procure ir poucas vezes por mês ao mercado, isso fará você gastar menos e vai contribuir com o isolamento durante a pandemia.

5. Compras on-line: Evite as compras por impulso, analise se de fato precisa daquele item, se é útil e lhe trará algum benefício. O ideal é usar o bom senso, a economia não pode parar e as empresas precisam vender para sobreviver, mas você deve comprar o que está dentro das suas possibilidades, sem extravagâncias, gerando assim um equilíbrio, que é o principal foco do sucesso em termos de Controle Financeiro.

O grupo Teksul emana energia positiva a todos, na esperança que esta fase passe logo, e esperamos ter te inspirado com nosso conteúdo.

Um grande abraço a todos!