4 Dicas para reduzir atrasos dos funcionários

4 Dicas para reduzir atrasos dos funcionários

Todos sabemos que um colaborador que não chega no horário certo prejudica as atividades da empresa independente de seu cargo, pois a empresa possui uma rotina a cumprir para ter sucesso. Acreditamos que existem algumas ações que podem auxiliar na adaptação comportamental e minimizar muito os atrasos, logicamente que respeitando o perfil individual de cada colaborador.

Neste artigo vamos tentar ajudar você a entender e ajudar a corrigir estes desvios.

Dica 1: Diálogo sempre!

Conversar é a melhor maneira de entender o que está motivando os atrasos frequentes de determinados colaboradores. Tentar deduzir o que está acontecendo não é uma boa ideia, bem como chamar a atenção da pessoa em frente a outros colaboradores tende a gerar uma queda de motivação e consequentemente de produtividade tanto no colaborador que chegou atrasado quanto em quem ouve o comentário. Ao identificar atrasos, chame o colaborador para conversar de forma privada e deixe claro que sua intenção é identificar a causa dos atrasos e tentar ajudar a resolver o problema.

Dica 2: Identificação de pontos de insatisfação

É normal que os funcionários sintam alguma insatisfação em relação a empresa, afinal, ninguém consegue agradar em tudo, e algo pode estar causando a redução do desempenho do colaborador. A redução de atrasos tem relação direta com ouvir as causas dessa insatisfação, usando o seu colaborador para melhorar seus processos e estreitar relações com sua equipe, afinal seu colaborador possui informações que ninguém mais tem, ele sabe o que se passa entre os demais colaboradores e fornecedores, então se colocar aberto a ouvir e buscar melhorar é algo inteligente a fazer.

Mais uma vez é importante fazer isso de forma privada, diga que a empresa está investindo em melhorias de clima organizacional e está pedindo a ajuda dos seus funcionários para isso. Fazendo isso você vai ver que vai ouvir coisas que sequer imaginava e poderá otimizar muito a produtividade no seu time.

Dica 3: Identificação de problemas pessoais

Todo colaborador gostaria de trabalhar em uma empresa parceira, uma organização que lhe dê ouvidos e que se importe com ele. Isso é o que faz um colaborador ser fiel à sua empresa e eleva o patamar da relação empregador & empregado deixando o dia a dia muito mais leve, algo que ambos os lados só tem a ganhar.

É comum ficar sabendo de algo de caráter pessoal através de comentários internos, e abordá-lo sobre isso pode ser delicado ou até constrangedor. O ideal é fazer esta aproximação aos poucos, questionando se a pessoa gostaria de falar sobre o que está acontecendo em sua vida e dizendo que a empresa está disposta a buscar formas de contribuir de alguma maneira. Fazendo isto, você passará a ter um promotor da sua empresa, pois um funcionário satisfeito produz muito mais, contribui em momentos necessários, e fala bem da empresa.

Dica 4: Implantação de tecnologias para reduzir atrasos dos funcionários

Existem perfis de pessoas que de fato tem dificuldade em criar rotinas, respeitar horários e se organizar. Um sistema de controle de ponto eletrônico é uma ótima maneira de ajudar a pessoa a visualizar seus atrasos e buscar uma organização para se tornar mais pontual, além disto, para a empresa, é uma forma de mensurar com exatidão os atrasos de cada colaborador para que consiga avaliar o perfil de cada um em busca de soluções.

Neste ponto a Teksul Informática pode lhe ajudar, pois oferecemos a solução completa de ponto eletrônico (máquina e software) que ajuda as empresas a se organizar e a otimizar sua produtividade.

Agora que você leu nossas dicas, bora colocar em prática e alavancar os resultados da sua empresa! Mas atenção, lembre-se de que cada pessoa tem um perfil diferente que precisa ser levado em conta na hora de implementar as dicas. Sucesso!

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